Dica Rápida Vestibular Brasil: Profissões do Futuro

Reportagem bem interessante que achei no ICOMMERCEPAGE.

Fiquem atentos meus queridos vestibulandos de todo Brasil.


---

O Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), Carlos Antônio Leite Brandão, realizou uma pesquisa com as oitenta profissões do futuro,

A pesquisa virou referência para consultas de estudandes de ensino de nível médio, estudantes que não tem uma idéia definida do que querem fazer no futuro.

A Fundação Getúlio Vargas também já havia elaborado uma pesquisa parecida, com base no ano de 2015, com o apoio do SEBRAE, órgão direcionado as micros e pequenas empresas.

A Infomoney foi além e divulgou as profissões mais procuradas:

1) Diretor Financeiro – Especialistas em gerenciar riscos, esses profissionais são fundamentais em crises constantes, como é o caso do Brasil.

2) Diretor Tributário – Sem nenhuma surpresa, num país com altas cargas de impostos como o Brasil, onde a burocracia reina absoluta, a presença do Diretor tributário se faz necessária.

3) Profissionais da área jurídica – Cerca de cinquenta por cento dos problemas de uma empresa, em minha modesta opinião, estão relacionados a processos e ao sistema extremamente burocrático. Advogados especializados podem evitar que empresas caiam nessas armadilhas.

4) Controller (controladoria) – Back Office, este profissional está ligado a todos os departamentos administrativos da empresa. Estrategicamente podem adquirir uma maior importância em algumas empresas, quando realizam o trabalho de coleta e organização de dados, para a administração: Balanços, relatórios, demonstrativos. Constitui um centro de dados da empresa, inclusive dados fora do controle específico da contabilidade ou Financeira.

5) Diretor de RH – Muitas empresas ainda não cairam na real, não aceitaram o fato de, ha muito tempo, a Gestão de Recursos Humanos ter adquirido tamanha importância na empresa. A qualidade do quadro de pessoal, a maneira como os trata, atrai e retém talentos em uma empresa, especialmente em épocas de crise, pode decidir entre o sucesso e o fracasso de uma corporação.

6) Vendas/Marketing – Na década passada, este foi um dos setores mais importantes de uma empresa, continua de extrema importância.

7) TI (Tecnologia da Informação) – Com o avanço da tecnologia, não há mais desculpa para nada, pode-se avaliar um bom profissional com os recursos modernos, o jeitinho brasileiro para aqui. Oaumento de produtividade nesta área foi muito grande.

8) Analista de riscos de bancos – Mais uma profissão que ganhou relevância com as crises.

9) Engenharia – Nos próximos dez anos, o Brasil estará aquecido nesta área, com ou sem crise, graças, entre outros, ao PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, e da indústria petrolífera. Desenvolvedor de produtos para baratear os custos, fecha as vantagens.

A Federação da Indústria de Rio também elaborou uma pesquisa baseada no ano de 2.015.

Esta pesquisa identifica as primeiras surpresas, a primeira delas é a falta de mão-de-obra especializada, a outra surpresa foi o fato da perda da relevância da Universidade, como fator obrigatório.

Entre as dez, seis são de nível técnico. Veja a lista:

1 – Engenheiro de Petróleo.

2 – Engenheiro Ambiental.

3 – Técnicos em Produção (qualidade e conservação de alimentos).

4 – Ajudantes de obras civis.

5 – Analista de Sistemas Computacionais (TI).

6 – Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção.

7 – Técnicos de Produção de indústria químicas, petro químicas, refino de petróleo, gás e afins.

8 – Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha.

9 – Técnicos florestais.

10 – Técnicos em manipulação farmacêutica.


Fonte: icommercepage

0 Response to "Dica Rápida Vestibular Brasil: Profissões do Futuro"

Postar um comentário

Resultado! Concursos » Destaques

Powered by Blogger