Dica Rápida Vestibular Brasil: História

Navegando na internet encontrei uma série de postagens do UOL Vestibular sobre os principais temas de cada matéria para o Vestibular 2009/2010 (as reportagens são de 2008, mas ainda muito válidas). Portanto, durante os próximos dias postarei aqui essas publicações, que são de suma importância para todos que vão prestar vestibular neste final de ano.


TEMA DE HOJE: HISTÓRIA

1) Datas comemorativas: o momento é propício para abordar questões como a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, o centenário da imigração japonesa no país, as transformações políticas e comportamentais de 1968, a promulgação da Constituição de 1988 e os 120 anos da lei Áurea.

2) Guerra Fria: a colonização e descolonização da África podem vir relacionadas a temas como neocolonialismo, resistência e independência. "Cabem questões sobre desigualdade social e a crise econômica para discutir a situação dos emergentes", indica Paim.

3) Movimentos revolucionários populares: a chamada "primavera dos povos" foi o conjunto de revoluções na Europa central e oriental que começou em 1848. A partir daí se tem uma reorganização dos Estados europeus, levando em conta os movimentos capitalistas. "O cenário histórico em que isso aconteceu é importante e envolve o socialismo e liberalismo", lembra o professor do Vértice.

4) Movimentos sociais no Brasil: um desdobramento que poderia sugerir a partir desse tema são as reformas urbanas no Rio de Janeiro no início do século 20. "As elites brasileiras na primeira República incorporaram o discurso moderno europeu. Havia um esforço dessa elite em fazer do Brasil um país europeu, mas significava afastar da cidade as camadas populares, que vão agir fazendo as revoltas", resume Paim.

5) Ditadura militar: neste item cabe abordar a época de repressão, desigualdades sociais durante o regime e a promulgação do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em dezembro de 1968. O "milagre brasileiro" também deve ser lembrado, a partir do crescimento econômico na época.

6) Reforma agrária no Brasil: o tema parece fazer mais sentido em geografia, mas aqui pode-se falar da lei de terras e das sesmarias, da Guerra de Canudos, da Guerra do Contestado e do MST (Movimento dos Sem-Terra). O tema traça um panorama do Brasil através da questão agrária.

7) Transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea: os temas clássicos entram neste item. "Aqui envolve Revolução Francesa, Revolução Industrial, Iluminismo e independência dos Estados Unidos. É bom ficar atento a este período", indica Miranda.

8) Grande Depressão: a atual crise financeira nos Estados Unidos remete a um outro período da história - a crise de 1929. Para Miranda, esse tema tem um valor extraordinário este ano. "Tem valor pela referência na mídia. As comparações entre os dois períodos aumenta a chance do examinador pensar na Grande Depressão".

Segundo o professor Leandro Burgallo Paim (do colégio Vértice, de São Paulo), uma prova bem feita pode se apoiar no seguinte tripé: capacidade do aluno de relacionar temas históricos entre si, de entender o vínculo da história com a atualidade e de conhecer as datas comemorativas.

"Os vestibulares estão enxugando o número de questões e a tendência é ser mais conciso. Há uma necessidade de que o aluno saiba relacionar mais temas dentro uma mesma questão."

Fonte: UOL Vestibular

VestibularBrasil no twitter!

0 Response to "Dica Rápida Vestibular Brasil: História"

Postar um comentário

Resultado! Concursos » Destaques

Powered by Blogger