Veja o que alguns professores comentaram das provas canceladas do Enem
Reportagem tirada do jc.uol.com.br
Passada a tensão do cancelamento de última hora do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio), que seria realizado neste fim de semana, é hora de analisar as provas que vazaram e aproveitar os próximos dias para focar no novo concurso. Os professores dos colégios parceiros na cobertura do Vestibular 2010 do JC Online, analisaram cada disciplina das áreas de conhecimento do Enem. Confira abaixo:
Matemática - Marinho, Colégio Boa Viagem
"Não contemplou o programa em todos os assuntos. Teve mais estatística, análise gráfica, porcentagem, probabilidade... Faltou trigonometria e geometria analítica. Prova mais fácil de resolver do que a primeira fase, porque os mecanismos de resolução são mais simples. Não houve surpresas, dentro do esperado. Na área de matemática, já esperávamos enunciados menores, as questões já apontavam para a resolução. A universidade que adotar essa prova como critério único de seleção, não premia a diferenciação."
Química - Demóstenes, Colégio Boa Viagem
"Nível de dificuldade da primeira fase. A área de química não foi bem contemplada. Foram abordados assuntos como mudança física da água, radioatividade, tratamento da água... Apenas a questão de radioatividade precisava de fórmula e a prova trazia. Esperava uma prova mais densa. Os alunos bons fecham a prova. Não avalia o bom aluno. Os enunciados não foram complicados. "
Física - Rogério Andrade, Colégio Motivo
"A prova simples e não exige muito do aluno. Mais interpretativa que a primeira fase das Federais. Em alguns casos, o enunciado diz como resolver a questão. Das dez questões, nenhuma com nível de dificuldade alto. Os assuntos mais abordados foram energia, ondas e termologia. A dica, agora, é focar mais em exercícios de energia. É uma prova que não avalia o bom aluno. Destaque para a questão 45 (gabarito correto, B), que tem uma casca de banana. O aluno tem que saber ler a questão, que traz uma conta de energia, para fazer o cálculo. Se ele não considerar o percentual do imposto, a questão está errada, mas há uma resposta no gabarito (letra A). O Inep afirmou que as questões de química e física trariam fórmula, mas essa questão não apresentou a fórmula."
Biologia - Pedro Henrique, Colégio NAP
"A prova teve nível de primeira fase. Na área de ciências exatas e da natureza, o número elevado de questões de biologia já é histórico no Enem. Nesta prova, questões de ecologia foram exageradamente explorados, em detrimento de outros assuntos, que também são importantes. A prova foi mal distribuída e isso, para um vestibular, é ruim, porque não há uma distribuição equilibrada do conteúdo exigido. Teste de nível fácil para mediano, sem grande dificuldade. Os enunciados são longos, mas de fácil compreensão. Como esperávamos, uma prova sem decoreba, atual, contextualizada com assuntos da atualidade"
Literatura - Jorge Alves, Colégio NAP
"Uma prova de nível mais fácil que a primeira fase. Esperávamos mais dificuldade. Os enunciados não remetem diretamente aos estilos literários. A prova traz muitos textos literários para compreensão, mas que não trata exatamente dos estilos de época. A UFPE acertou em manter a segunda fase, porque essa prova do Enem aborda apenas o conhecimento geral. Para um aluno que pretende ingressar no curso de Letras, por exemplo, não é suficiente. Em provas anteriores do Enem, observei níveis mais avançados. Mas não tem nada de decoreba, privilegia a interpretação, mas isso não é suficiente. Eu não torço contra o Enem, mas temos que discutir processos melhores."
História - Luzinete Kurtinaitis, Colégio NAP
"Uma prova de nível mediano, que abrangeu toda a matéria. Muito boa a abordagem de Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre. Duas questões da Idade Média, uma delas centrada nos povos bárbaros e, talvez, o aluno não estivesse preparado, já que o conteúdo programático do Enem não exige invasões bárbaras. Foi uma questão fácil, mas não estava no conteúdo. Algumas questões exigiram vários conhecimentos da história, com discussão de épocas diferentes. Prova bem dividida, com assuntos de Brasil e Geral. Caíram duas questões sobre a 2ª Guerra Mundial, que este ano faz 70 anos. Abordou a Confederação do Equador, que está dentro da história de Pernambuco. Acho que, neste sentido, fomos privilegiados. A prova abordou muito o social. Gostei muito da prova, da seleção dos textos usados. Está compatível com a primeira fase, mas é uma prova mais bem trabalhada. O aluno que tem bom nível de leitura, consegue responder sem grandes problemas. A orientação é que o aluno leia com calma os enunciados, que são extensos."
Geografia - Professor Kiko Santos, Colégio Atual
"As questões abordam diferentes áreas do conhecimento da geografia. A prova trouxe muita ecologia e questões ambientais, como o desperdício da água. Uma prova bem distribuída, de nível entre fácil e mediano, dentro do que se esperava. Muito parecida com outras edições do Enem. O aluno precisa ter uma visão ampla da geografia para resolvê-la. É preciso cuidado com os enunciados extensos, requer mais atenção do aluno, mas não significa que são mais difíceis. Sem dúvida, uma prova mais fácil que a primeira fase da UFPE."
Português - Glauce Dias, Colégio Boa Viagem
"Prova muito fácil, sem diferença de outros exames (Enem). Inclusive, esse também foi o comentário dos alunos em sala de aula. Se repetiram na exploração de questões como contexto, discurso e interpretação. Poucas questões de gramática e muitas de análise de discurso. Em termos de conteúdo, mais fácil que a primeira fase das Federais, porém de maior complexidade. A maior dificuldade do aluno não será com o conteúdo, mas porque a prova do Enem é mais longa. Mas os textos desse teste estavam curtos. Se o próximo Enem for assim, o bom aluno não terá problema. Foi uma prova bastante acessível."
Redação - Mário Sérgio, Colégio Motivo
"A questão do idoso não é nenhuma novidade. Podemos dizer, inclusive, que é um tema esperado. A prova da UPE já abordou esse tema no ano retrasado. Não foi um tema polêmico, porque o Enem não busca temas polêmicos, mas de contextos gerais. Os textos de apoio ajudam o aluno a não fugir da proposta. Os alunos gostaram muito do tema, lamentaram a prova ter vazado."
Confira as provas que vazaram aqui!
Passada a tensão do cancelamento de última hora do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio), que seria realizado neste fim de semana, é hora de analisar as provas que vazaram e aproveitar os próximos dias para focar no novo concurso. Os professores dos colégios parceiros na cobertura do Vestibular 2010 do JC Online, analisaram cada disciplina das áreas de conhecimento do Enem. Confira abaixo:
Matemática - Marinho, Colégio Boa Viagem
"Não contemplou o programa em todos os assuntos. Teve mais estatística, análise gráfica, porcentagem, probabilidade... Faltou trigonometria e geometria analítica. Prova mais fácil de resolver do que a primeira fase, porque os mecanismos de resolução são mais simples. Não houve surpresas, dentro do esperado. Na área de matemática, já esperávamos enunciados menores, as questões já apontavam para a resolução. A universidade que adotar essa prova como critério único de seleção, não premia a diferenciação."
Química - Demóstenes, Colégio Boa Viagem
"Nível de dificuldade da primeira fase. A área de química não foi bem contemplada. Foram abordados assuntos como mudança física da água, radioatividade, tratamento da água... Apenas a questão de radioatividade precisava de fórmula e a prova trazia. Esperava uma prova mais densa. Os alunos bons fecham a prova. Não avalia o bom aluno. Os enunciados não foram complicados. "
Física - Rogério Andrade, Colégio Motivo
"A prova simples e não exige muito do aluno. Mais interpretativa que a primeira fase das Federais. Em alguns casos, o enunciado diz como resolver a questão. Das dez questões, nenhuma com nível de dificuldade alto. Os assuntos mais abordados foram energia, ondas e termologia. A dica, agora, é focar mais em exercícios de energia. É uma prova que não avalia o bom aluno. Destaque para a questão 45 (gabarito correto, B), que tem uma casca de banana. O aluno tem que saber ler a questão, que traz uma conta de energia, para fazer o cálculo. Se ele não considerar o percentual do imposto, a questão está errada, mas há uma resposta no gabarito (letra A). O Inep afirmou que as questões de química e física trariam fórmula, mas essa questão não apresentou a fórmula."
Biologia - Pedro Henrique, Colégio NAP
"A prova teve nível de primeira fase. Na área de ciências exatas e da natureza, o número elevado de questões de biologia já é histórico no Enem. Nesta prova, questões de ecologia foram exageradamente explorados, em detrimento de outros assuntos, que também são importantes. A prova foi mal distribuída e isso, para um vestibular, é ruim, porque não há uma distribuição equilibrada do conteúdo exigido. Teste de nível fácil para mediano, sem grande dificuldade. Os enunciados são longos, mas de fácil compreensão. Como esperávamos, uma prova sem decoreba, atual, contextualizada com assuntos da atualidade"
Literatura - Jorge Alves, Colégio NAP
"Uma prova de nível mais fácil que a primeira fase. Esperávamos mais dificuldade. Os enunciados não remetem diretamente aos estilos literários. A prova traz muitos textos literários para compreensão, mas que não trata exatamente dos estilos de época. A UFPE acertou em manter a segunda fase, porque essa prova do Enem aborda apenas o conhecimento geral. Para um aluno que pretende ingressar no curso de Letras, por exemplo, não é suficiente. Em provas anteriores do Enem, observei níveis mais avançados. Mas não tem nada de decoreba, privilegia a interpretação, mas isso não é suficiente. Eu não torço contra o Enem, mas temos que discutir processos melhores."
História - Luzinete Kurtinaitis, Colégio NAP
"Uma prova de nível mediano, que abrangeu toda a matéria. Muito boa a abordagem de Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre. Duas questões da Idade Média, uma delas centrada nos povos bárbaros e, talvez, o aluno não estivesse preparado, já que o conteúdo programático do Enem não exige invasões bárbaras. Foi uma questão fácil, mas não estava no conteúdo. Algumas questões exigiram vários conhecimentos da história, com discussão de épocas diferentes. Prova bem dividida, com assuntos de Brasil e Geral. Caíram duas questões sobre a 2ª Guerra Mundial, que este ano faz 70 anos. Abordou a Confederação do Equador, que está dentro da história de Pernambuco. Acho que, neste sentido, fomos privilegiados. A prova abordou muito o social. Gostei muito da prova, da seleção dos textos usados. Está compatível com a primeira fase, mas é uma prova mais bem trabalhada. O aluno que tem bom nível de leitura, consegue responder sem grandes problemas. A orientação é que o aluno leia com calma os enunciados, que são extensos."
Geografia - Professor Kiko Santos, Colégio Atual
"As questões abordam diferentes áreas do conhecimento da geografia. A prova trouxe muita ecologia e questões ambientais, como o desperdício da água. Uma prova bem distribuída, de nível entre fácil e mediano, dentro do que se esperava. Muito parecida com outras edições do Enem. O aluno precisa ter uma visão ampla da geografia para resolvê-la. É preciso cuidado com os enunciados extensos, requer mais atenção do aluno, mas não significa que são mais difíceis. Sem dúvida, uma prova mais fácil que a primeira fase da UFPE."
Português - Glauce Dias, Colégio Boa Viagem
"Prova muito fácil, sem diferença de outros exames (Enem). Inclusive, esse também foi o comentário dos alunos em sala de aula. Se repetiram na exploração de questões como contexto, discurso e interpretação. Poucas questões de gramática e muitas de análise de discurso. Em termos de conteúdo, mais fácil que a primeira fase das Federais, porém de maior complexidade. A maior dificuldade do aluno não será com o conteúdo, mas porque a prova do Enem é mais longa. Mas os textos desse teste estavam curtos. Se o próximo Enem for assim, o bom aluno não terá problema. Foi uma prova bastante acessível."
Redação - Mário Sérgio, Colégio Motivo
"A questão do idoso não é nenhuma novidade. Podemos dizer, inclusive, que é um tema esperado. A prova da UPE já abordou esse tema no ano retrasado. Não foi um tema polêmico, porque o Enem não busca temas polêmicos, mas de contextos gerais. Os textos de apoio ajudam o aluno a não fugir da proposta. Os alunos gostaram muito do tema, lamentaram a prova ter vazado."
Confira as provas que vazaram aqui!
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