Dica Rápida Vestibular Brasil: Física

Navegando na internet encontrei uma série de postagens do UOL Vestibular sobre os principais temas de cada matéria para o Vestibular 2009/2010 (as reportagens são de 2008, mas ainda muito válidas). Portanto, durante os próximos dias postarei aqui essas publicações, que são de suma importância para todos que vão prestar vestibular neste final de ano.


TEMA DE HOJE: FÍSICA

1) Dinâmica: A aplicação simples das três leis de Newton é território explorado pelos vestibulares, segundo os professores. É bom ter em mente a lei da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e a lei da ação e reação.

2) Trabalho e energia: Aqui, a atenção é especial nas diferentes transformações de energia e na colisão. "Os vestibulares não deixarão passar questões sobre o LHC [Grande Colisor de Hádrons], porque é um fenômeno que envolve transferência de energia. Pode ser abordado o comportamento das forças eletro-magnéticas nessa colisão", alerta Gil.

3) Hidrostática: A água que sai da torneira, as represas das hidrelétricas que geram a energia elétrica e a pressão do ar regem este item. "A flutuação dos corpos e o princípio de Arquimedes são temas recorrentes nas provas", diz Gil.

4) Termodinâmica: "Transformação gasosa e a troca de calor entre sólido e líquido estão em quase todas as provas. São fenômenos que ocorrem constantemente na natureza", afirma Ronaldo.

5) Óptica: O principal é o básico - lentes. As leis e os tipos de reflexão luminosa e a refração da luz devem estar nos estudos de revisão. "Sempre tem um teste de óptica na Fuvest, por exemplo. Eles cobram conhecimentos básicos do uso dos diferentes tipos de espelhos, como planos e esféricos", conta Ronaldo.

6) Eletrodinâmica: Circuitos simples, corrente e potência dissipada em resistores entram neste item.

7) Formação de onda: Através delas, a energia pode ser transmitida por longas distâncias e a grande velocidade. É importante lembrar da equação fundamental da ondulatória. "Uma dica para aplicar essa teoria [da formação de ondas] são as questões sobre forno microondas ou exames de ressonância magnética", indica Gil.

8) Força e campo elétrico e magnético: "É uma força importante na natureza, mas não é algo que se perceba. Se você pensar num átomo, essa força está entre um próton e um elétron. Este [Força e campo elétrico e magnético] é um dos assuntos que os alunos menos gostam, mas que é bastante abordado", explica Gil.

E para quem está debruçado nos livros decorando as leis de Newton, professores de ensino médio e de cursinhos preparatórios dão uma dica: não há fórmula que funcione sem raciocínio. "Física não é saber fórmula, é saber o fenômeno", diz Ronaldo Moura de Sá, do curso Anglo.

Fonte: UOL Vestibular

0 Response to "Dica Rápida Vestibular Brasil: Física"

Postar um comentário

Resultado! Concursos » Destaques

Powered by Blogger