'Avaliar educação e não fazer nada é como pôr termômetro e não dar remédio'
Crítica é do pesquisador peruano Santiago Cueto, especialista na área.
Para ele, as políticas devem levar em conta o resultado em avaliações.
De nada adianta submeter os estudantes de um país a exames de rendimento se os resultados não forem analisados e levados em conta para melhorar o sistema de ensino, opina o pesquisador peruano Santiago Cueto, 49 anos, um dos mais importantes especialistas em avaliação educacional na América Latina.
"Se só olharmos os resultados, é como se colocássemos o termômetro muitas vezes ao dia no paciente, mas não déssemos nunca remédio nem fizéssemos outro diagnóstico", diz. Doutor em psicologia educacional pela Universidade de Indiana, nos EUA, ele publicou dezenas de artigos publicados em livros e revistas especializadas no assunto.
Em visita ao Brasil, onde veio participar como conselheiro da Avalia Educacional, empresa brasileira que desenvolve projetos de análise em redes de ensino, Cueto concedeu uma entrevista ao G1 num hotel de São Paulo nesta segunda (26).
Participou da conversa o professor José Francisco Soares, do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos principais pesquisadores brasileiros na área.
Veja a reportagem completa: g1.com/noticias/vestibular
Fonte: G1
Para ele, as políticas devem levar em conta o resultado em avaliações.
De nada adianta submeter os estudantes de um país a exames de rendimento se os resultados não forem analisados e levados em conta para melhorar o sistema de ensino, opina o pesquisador peruano Santiago Cueto, 49 anos, um dos mais importantes especialistas em avaliação educacional na América Latina.
"Se só olharmos os resultados, é como se colocássemos o termômetro muitas vezes ao dia no paciente, mas não déssemos nunca remédio nem fizéssemos outro diagnóstico", diz. Doutor em psicologia educacional pela Universidade de Indiana, nos EUA, ele publicou dezenas de artigos publicados em livros e revistas especializadas no assunto.
Em visita ao Brasil, onde veio participar como conselheiro da Avalia Educacional, empresa brasileira que desenvolve projetos de análise em redes de ensino, Cueto concedeu uma entrevista ao G1 num hotel de São Paulo nesta segunda (26).
Participou da conversa o professor José Francisco Soares, do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos principais pesquisadores brasileiros na área.
Veja a reportagem completa: g1.com/noticias/vestibular
Fonte: G1
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