Dica Rápida Vestibular Brasil: Universidades públicas ou particulares?

Uma das principais dúvidas dos estudantes na hora do vestibular é a escolha da instituição de ensino. Qual é melhor: a faculdade pública ou a particular? Uma vez que a maioria dos cursos é ofertada em ambas, ter dúvidas é natural. O importante é que antes de qualquer decisão, o estudante deve avaliar a instituição. Algumas informações também são fundamentais para levar em conta na hora de escolher.

O primeiro passo é verificar junto ao Ministério da Educação (MEC) a situação de credenciamento da faculdade e de autorização do curso. Essas informações estão disponíveis no site do MEC (www.mec.gov.br), responsável pela liberação para o funcionamento das instituições de Ensino Superior no Brasil.

A partir dessa verificação, é possível também consultar o resultado alcançado pela faculdade no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos aprendidos em sala de aula, ou seja, a qualidade do ensino de cada instituição. Além disso, visitar as instalações do curso é fundamental, pois ajuda o aluno a se sentir seguro, conhecendo a infraestrutura e fazendo sua própria avaliação.

Outro indicador interessante é o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia as instituições de educação superior a partir da qualidade de seus cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Nessa avaliação, segundo índice do MEC, a melhor avaliada em 2008 foi a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com desempenho 5, seguida pela UFCSPA (Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a Ufla (Universidade Federal de Lavras) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), todas públicas.

Entre as faculdades, a melhor colocada foi a Ebape (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas), seguida pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), a Ebef (Escola Brasileira de Economia e Finanças), a Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), e a FGV-Eaesp (Faculdade Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo), todas instituições particulares, exceto o ITA, o que prova que os investimentos feitos pelas faculdades particulares têm tido resultado positivo.

O importante é ficar atento a todas as opções, e decidir pela melhor. Mesmo que a faculdade não seja o único fator de influência na vida profissional, nem necessariamente determine sua competência, é a base, o alicerce de sua carreira. É a partir dela que você poderá definir todo o restante. E ser o melhor profissional possível.

Reportagem tirada do itu.com.br

0 Response to "Dica Rápida Vestibular Brasil: Universidades públicas ou particulares?"

Postar um comentário

Resultado! Concursos » Destaques

Powered by Blogger